Artigos Técnicos

john-work-garrett-library-211375_1280

Nesta seção você encontra artigos técnicos sobre eletrônica ou assuntos relacionados com eletrônica.

==================

Projetos de desenvolvimento – Antes de começar

 

  • Pesquise Patentes! – A vantagem de se pesquisar os sistemas de patentes para adquirir conhecimento nos assuntos específicos e de conhecer as soluções dadas pelos concorrentes ;
  • Consulte as Normas Técnicas! – Os cuidados que se deve ter na elaboração de um novo projeto, se acaso houver a exigência de serem  atendidos requisitos de normas técnicas específicas;
  • Estude mais um pouco! – Outras fontes para se adquirir o conhecimento necessário e extrair as informações que são necessárias para o desenvolvimento do seu projeto.

Development Projects – before you start

.

Projetos de desenvolvimento – Dicas e Recursos

 

  • Primeiros Passos – Porque é fundamental, especialmente em projetos grandes, fazer um desenho em blocos destacando as principais partes desse projeto, já definindo como que o projeto se conecta com outros equipamentos e recursos;
  • A arte de especificar e encontrar componentes (Parte I) – Da necessidade de  se definir alguns requisitos e critérios para a seleção de componentes. Nem sempre é fácil encontrar o que necessitamos e quando encontramos, devemos tentar considerar alguns critérios, nem sempre técnicos para tornar o componente um candidato à utilização;
  • Dica para desenvolvedores de software: Onde encontrar algoritmos consagrados? – A apresentação de algumas das dificuldades comuns que surgem quando se desenvolve software para aplicações de natureza técnica ou científica e o desafio de desenvolvê-lo de maneira eficiente. É apresentado um recurso muito útil e simples para auxiliar no desenvolvimento desse software.
  • Você conhece plataformas de negócios de tecnologia? – É um texto original do site  EMBARCADOS.  Neste texto será mostrado um resumo das origens e conceitos de Inovação Aberta e como as plataformas de negócios podem ser úteis para quem quer comprar ou vender tecnologia inovadora. Podem ser oportunidades para desenvolvedores free-lancers, pequenas empresas de tecnologia, grupos universitários de pesquisa entre outros. Vale a pena conhecê-las.

Hardware

 

  • Displays de LED de 7 segmentos – É um texto original do site EMBARCADOS. São apresentados os displays de LED e mostrado como utilizá-los num projeto e como calcular os resistores de limitação de corrente.
  • Módulo de Display LCD – É um texto original do site EMBARCADOS. São apresentados os módulos padronizados de displays LCD, os detalhes de conexão, programação e utilização desses módulos.

      .

        Trazendo o mundo para dentro do seu processador

  • Conversor A/D – É um texto original do site EMBARCADOSUm conversor A/D transforma um sinal analógico, contínuo no tempo, num sinal amostrado, discreto no tempo, quantizado dentro de um número finito de valores inteiros, determinado pela resolução característica do conversor em bits. Essa discretização traz algumas consequências que são abordadas nesse artigo.
  • Condicionamento de sinais analógicos – É um texto original do site  EMBARCADOS. Medir grandezas físicas, tais como temperatura, umidade, pressão, vazão, corrente, tensão etc. é um grande desafio para o projetista eletrônico. Neste artigo serão abordados alguns recursos e técnicas para condicionar e trazer esses sinais até os processadores de forma que eles possam ser digitalizados e processados por software depois.
  • Condicionamento de sinais analógicos – Parte 2 – É um texto original do site  EMBARCADOS. Nesta parte do artigo será desenvolvido um exemplo, que foi fruto do desenvolvimento de um caso real iniciado por uma consulta à equipe do Embarcados. O foco deste artigo será mostrar, por meio de algumas soluções desenvolvidas pelos membros do editorial do Embarcados para esse caso específico, que para cada problema há muitas possíveis soluções e o grande desafio é escolher qual a melhor para o seu projeto.
  • Condicionamento de sinais analógicos – Parte 3 – É um texto original do site  EMBARCADOS. Neste artigo será abordado o  condicionamento de sinais analógicos cujo conteúdo a ser medido é em corrente alternada (CA), ou seja, são as frequências do sinal que nos interessam. Frequentemente o sinal CA é montado sobre um sinal em corrente contínua (CC), que nem sempre é adequado para a entrada analógica do seu circuito. No decorrer deste artigo serão apresentadas algumas situações mais comuns e algumas ideias de como realizar esse condicionamento.
  • Condicionamento de sinais analógicos – Parte 4 – É um texto original do site  EMBARCADOS. Neste artigo será abordado um procedimento muito simples para a calibração do seu projeto de forma a corrigir erros decorrentes do uso de componentes reais, que têm limitações em suas especificações.

 

Software

 

Boas práticas para o desenvolvimento de software

  • Introdução  –  É apresentada uma pequena introdução para situar o Leitor  no assunto e a origem de sua experiência. Apresenta-se a necessidade das boas práticas como uma forma de melhorar a produtividade na geração e manutenção de software e de qualidade desse software gerado.

Desenvolvimento de Software

  • Ferramentas de Produtividade – São apresentados os diagramas Nassi-Shneiderman, a abordagem Top-Down de desenvolvimento e a ferramenta de desenvolvimento de software EASYCODE.

 .

Sistemas Operacionais de Tempo Real

 

  • Sistemas Operacionais de Tempo Real – É um texto original do site EMBARCADOS. Apresentação introdutória do que é um sistema operacional e as características que o tornam um sistema de tempo real. Também são apresentadas algumas estruturas que facilitam o seu projeto.

Bibliotecas de funções e rotinas padronizadas em linguagem C para MCS-51

  • Timers – É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para a inicialização e o uso dos Timers do MCS-51. A forma como as rotinas foram escritas, permitem sua fácil reutilização em outros projetos.
  • Displays de 7 segmentos – É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para a inicialização e o uso em displays de 7 segmentos. A forma como as rotinas foram escritas, permitem sua fácil reutilização em outros projetos.
  • Teclados Matriciais – É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para varredura, leitura, debounce, identificação da tecla acionada e desvio para a rotina de tratamento. A forma como as rotinas foram escritas, permitem sua fácil reutilização em outros projetos.
  • Periféricos – É apresentada uma biblioteca desenvolvida em linguagem C para a inicialização e o uso de alguns periféricos, tais como conversores A/D, sensor de temperatura e memórias seriais. A forma como as rotinas foram escritas, permitem sua fácil reutilização em outros projetos.

.

Sistemas Embarcados

 

.

Automação e Instrumentação

 

  • PID Digital – Método de Cálculo Numérico – É um texto original do site EMBARCADOS.  Nesse artigo são apresentadas as deduções matemáticas de como chegar a fórmulas muito simples para o cálculo das partes integral e derivativa de um controlador PID, bastante apropriadas para a execução em microcontroladores. Também são realizadas simulações utilizando-se do software Scilab para isso.
  • Metodologia para a seleção de um medidor de vazão de líquidos – Artigo técnico, de autoria de Paulo Thiago Fracasso, Nilson Massami TairaElcimar da Silva NóbregaSandro de Almeida Motta, que pretende estabelecer uma metodologia para a seleção e correto dimensionamento de um medidor de vazão. Assim, são apresentadas e esclarecidas: definições e termos de uso corrente no setor de medição de vazão; roteiro organizado que estabelece uma série de passos a serem seguidos no processo de escolha de um medidor; classificação dos medidores com breves comentários acerca dos tipos mais comuns e uma tabela que pode servir de auxílio rápido na seleção.

.

DSP – Processamento digital de sinais

 

  • DSP – Oversampling, upsampling e downsampling – É um texto original do site EMBARCADOSNeste artigo serão apresentados alguns recursos interessantes que o processamento digital de sinais pode oferecer. A sobre-amostragem (oversampling), aumento artificial da taxa de amostragem (upsampling) seguida de uma filtragem de reconstrução, ou interpolação, e a decimação (downsampling), que é a redução artificial da taxa de amostragem.

.

Fibra Óptica

 

  • Multiplexação DWDM em fibras ópticas – É um texto original do site EMBARCADOS. Aborda as principais formas de multiplexação em comunicação por fibra óptica, apresenta o DWDM seus componentes e vantagens decorrentes da utilização desse tipo de sistema.

.

ARDUINO

 

.

NTCIP

 

  • Conformidade de PMV com NTCIP 1203 – Neste artigo serão apresentadas algumas soluções e metodologias desenvolvidas num projeto específico, com o foco na verificação técnica de conformidade de PMVs com as especificações NTCIP.

.

Boa leitura! Dê sugestões, faça críticas e comentários.

Obrigado. Abraço!

.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s